Prévia do Super Bowl LIX: Chiefs e Eagles, o reencontro

Dois anos depois, equipes se encontram novamente no maior jogo da temporada: o desfecho será o mesmo ou teremos um novo final escrito?

Super Bowl

12 de fevereiro de 2023 ficou marcado por um dos Super Bowls mais (in)tensos dos últimos anos. Não é exagero dizer que o Philadelphia Eagles teria vencido os outros 30 times da liga naquele dia se tivesse jogado como jogou. Contudo, para seu infortúnio, quem estava do outro lado era o Kansas City Chiefs, um time que não perdoa erros. Dois anos depois, os Eagles são ainda melhores e os Chiefs querem o inédito tricampeonato na era Super Bowl. Quem leva a melhor?

Philadelphia Eagles (17-3) @ Kansas City (17-2)
Caesars Superdome,New Orleans, LA
Domingo, 9 de janeiro, 20:30h. ESPN2 e Disney+
Kansas City favorito por 1,5 pontos

Por que os Chiefs podem vencer?

Patrick Mahomes é a resposta mais simples possível, mas é preciso deixar de lado a simploriedade e pensar que apenas o camisa 15 é fator. Os Chiefs tem simplesmente a melhor comissão técnica da liga, com dois hall of fames em Andy Reid e Steve Spagnuolo. A defesa tem seus problemas em terceiras descidas, mas faz um trabalho de qualidade no que mais importa: não ceder pontos, sendo a nona que menos deixou o oponente pontuar. Fora isso, muita pressão com blitzes criativos e imprevisíveis – Tom Brady falou sobre isso recentemente -, criam o caos, potencializando nomes como Chris Jones, George Karlaftis e Nick Bolton. Tudo ancorado por uma secundária agressiva, que tem em Trent McDuffie um jogador capaz de marcar grandes de recebedores sem traumas.

Muito se falou que o ataque pareceu emperrado durante o ano, algo que no meu entender era natural. As lesões de Marquise Brown, Isiah Pacheco e Rashee Rice quebraram o ritmo ofensivo e fez com que o ataque fosse por vezes mais conservador. Com o retorno dos dois primeiros, a ascensão natural de Xavier Worthy e o ajuste na proteção com Joe Thuney caindo para left tackle, o time voltou a ser explosivo: foram 29 ou mais pontos contra defesas como Pittsburgh Steelers e Buffalo Bills. Ah…tem aquele tal de Patrick Mahomes também: acho que em fevereiro, isso conta.

Por que os Eagles podem vencer?

A linha ofensiva mais dominante da NFL, impulsionando Saquon Barkley para além das 2.000 jardas terrestres, é um argumento mais do que válido para acreditar no potencial da equipe para vencer. Diante dos Commanders, vimos o melhor Jalen Hurts da pós-temporada e ele já demonstrou sua capacidade de conduzir grandes atuações. Caso consiga estabelecer uma conexão consistente com A.J. Brown e Devonta Smith, em especial soltando a bola rápido para queimar os blitzes, a vida de Philadelphia poderá ser muito mais tranquila.

No entanto, o verdadeiro pilar dos Eagles está na engrenagem defensiva montada por Vic Fangio. A unidade figura entre as melhores da liga: segunda menor em pontos cedidos, sexta em turnovers forçados, além de ocupar o top-5 tanto em terceiras descidas quanto na red zone. Trata-se de um grupo jovem, intenso e faminto por impacto. Jalen Carter, Zack Baun, Quinyon Mitchell, Cooper DeJean…o que não falta é talento nesse grupo: a ideia é obrigar Mahomes a segurar a bola, dar tempo para o pass rush e colocar o quarterback no chão.

Palpite

O velho clichê do “qualquer um pode vencer” impera nesse Super Bowl. Equilíbrio total, entre duas grandes equipes, que são merecedoras de estar aqui. O jogo deve ser decidido no detalhe e nessa hora, não há ninguém que seja melhor Patrick Mahomes. Meu palpite é de um jogo emocionante, decidido no fim, com os Chiefs vencendo por 2 ou 3 pontos.

Para saber mais:
Saints sem treinador: A conta chegou
5 jogadores que podem trocar de time após o Super Bowl LIX
Nick Sirianni: o turbilhão de emoções

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!

“odds