Preview: AFC Wild Card – Kansas City Chiefs @ Houston Texans

A partida inaugural dos playoffs 2016 da NFL pode não ser a mais esperada pelo fã de futebol americano no Brasil – afinal de contas, são duas torcidas que não tem tanta força por aqui. Mas engana-se quem possa pensar que nos Estados Unidos também será uma partida sem sal: é um jogo entre duas equipes que querem dar o próximo passo na pós-temporada. O Kansas City Chiefs vem de uma sequência de oito derrotas consecutivas em playoffs. Os Texans, por sua vez, brigam para demonstrar alguma continuidade – sendo apenas a primeira equipe na história da NFL a jogar em janeiro mesmo tendo quatro diferentes quarterbacks na temporada regular.

A zebra pode acontecer? Pode. É necessário lembrar que os playoffs da NFL em sua rodada inaugural costumam nos reservar zebras. Times com nove vitórias ou menos na temporada regular venceram dez dos últimos 12 jogos de Wild Card Round contra times com 10 ou mais vitórias. Mais: a sequência de vitórias do Kansas City Chiefs pode, historicamente falando, ser ruim. Os Chiefs são o 15º time na história da NFL a terminar uma temporada numa sequência de pelo menos dez vitórias. Dos últimos 14, apenas seis venceram seu primeiro jogo na pós-temporada. A maioria, portanto, caiu. Dito tudo isso, vamos à previsão.

Quando Houston está com a bola

Não tem como começar esta seção sem mencionar a linha ofensiva. Nós vimos neste ano o quão importante ela foi – casos bastante relevantes são os de Washington, de maneira positiva, e de Green Bay, de maneira negativa. Aqui para Houston, a linha ofensiva pode ser um peso negativo. A equipe jogará a primeira partida dos playoffs sem Duane Brown, que lesionou o quadriceps na semana 17. Brown é, discutivelmente, um dos cinco melhores left tackles da liga – sua ausência será bastante sentida nesta partida.

É aí que entra o ponto: como Brian Hoyer jogará pressionado? Justin Houston, o melhor pass rusher do time, deve estar de volta neste sábado e pode tumultuar a vida de Hoyer no pocket. Considerando que Brian não é um grande gênio, isso pode ser um problema e tanto – especialmente com turnovers. Com a pressão que Hoyer sofrerá de Houston e de Tamba Hali, muito provavelmente a ameaça em profundidade com DeAndre Hopkins será um tanto quanto limitada – sendo Marcus Peters ou qualquer outro lhe marcando.

Leia Também:

Preview – AFC Wild Card: Pittsburgh Steelers @ Cincinnati Bengals

Entenda como funciona o processo de realocação de Chargers, Rams e Raiders para Los Angeles

Miami Dolphins contratam Adam Gase para ser seu treinador

Por outro lado, o play action pode não funcionar, dado que precisaria de um jogo terrestre consistente para tanto. O problema é que a defesa dos Chiefs é uma das mais eficientes da liga contra a corrida – e o prospecto não é de bons ganhos para Alfred Blue, Jonathan Grimes e Alfred Blue. A coisa não pode ser das melhores para o ataque texano hoje – e tudo começa na linha ofensiva.

Quando Kansas City está com a bola

A linha ofensiva também é um ponto a considerar no lado do Kansas City Chiefs. Embora a equipe tenha tido uma sólida sequência de vitórias, não podemos esquecer que boa parte delas veio contra times bem abaixo da média no quesito pass rush. Talvez só Denver e Oakland o fossem acima da média pressionando Alex Smith – e contra Oakland no final da temporada ele foi mal; contra Denver, os Chiefs venceram muito porque Peyton Manning parecia um saci no campo.

Dito isso, é um problema e tanto para os Chiefs que do outro lado do campo tenhamos J.J. Watt e Whitney Mercilus. Seria um tanto surpreendente se Alex Smith tiver tempo para conectar com qualquer wide receiver em profundidade. Daí o fato de que Travis Kelce pode ser o jogador da partida hoje. Se Smith conectar bem com ele em terceiras descidas, os Chiefs têm a vitória nas mãos.

De toda forma, no papel, o jogo pende para os Chiefs; A ausência de Brown na linha ofensiva dos Texans pode ser crucial para alterar a dinâmica de toda a partida. De uma forma ou de outra, a expectativa é que o jogo não passe dos 40 pontos totais hoje. As defesas devem imperar.

Previsão: Kansas City Chiefs 17 x 14 Houston Texans

“odds