Todos os anos, alguns times não conseguem corresponder às expectativas criadas para a temporada. Nos últimos 4 anos na NFL, a porcentagem de times com recordes vitoriosos em um ano seguido que migraram para um recorde negativo no outro são de surpreendentes 40% – nos 6 anos antes disso, o número era de apenas 23%.
É cada vez mais comum que haja um ciclo maior de times vencedores. Um exemplo de time que sofreu uma regressão clara de um ano para outro é Jacksonville – parece uma eternidade que esse time esteve na final da AFC, mas foi na temporada retrasada que isso aconteceu.
Esse artigo é um exercício como tentativa de prever o futuro e, para ficar o mais científico possível, junto de uma dose de opinião, usarei 6 argumentos para basear o artigo. Todos os cinco times serão analisados por esses 6 critérios, que são:
1. Free agency: como o time se comportou na free agency? Perdeu mais nomes do que ganhou? Houve muitas mudanças no time que podem atrapalhar?
2. Draft: o time tinha capital de Draft suficiente? Fez boas escolhas?
3. Lesões: na temporada passada, o time teve sorte com poucas lesões? Perdeu algum jogador importante para a temporada que volta esse ano?
4. Vitórias apertadas: historicamente, times que possuem muitas vitórias apertadas em um ano passam a sofrer na temporada seguinte e vice-versa. Um exemplo clássico para isso são os Panthers, que costumam alternar entre muitas vitórias apertadas em um ano e derrotas apertadas no outro – coincidentemente, o time alterna entre uma temporada vitoriosa com uma perdedora desde 2013. É considerado jogo apertado qualquer partida decidida por apenas uma posse de bola.
5. Mudanças na comissão técnica: houve mudanças significativas na comissão técnica? Perdeu coordenadores para vaga de head coach em outro time?
6. Calendário: na temporada vitoriosa, o time teve um calendário considerado fraco? Caso positivo, a inversão para essa temporada deve acontecer e ficará mais difícil de manter as quantidades de vitórias.




