O Pittsburgh Steelers de 2022 é um time um tanto quanto diferente, no mínimo. As expectativas eram baixas e, no frigir dos ovos, a equipe ficou a minutos e resultados alheios de repetir o feito da temporada passada. Nesta, tinha um quarterback Hall of Famer – ou sombra dele ao menos – para chamar de seu e T.J. Watt saudável por maior parte da temporada.
Um pouco menos de resultado com um pouco mais de esperança. Assim podemos resumir o balanço dos Steelers deste ano. A defesa, especialmente na volta de Watt a partir da Semana 10, voltou a pressionar o quarterback adversário acima dos 30%. Sem ele, o time rendia coisa de 24 pontos por jogo sofridos. Com ele e o aumento da blitz e da pressão, os Steelers tiveram uma das melhores defesas da NFL na segunda metade do campeonato.
Não foi o suficiente em resultados. Ao menos não em pós-temporada, nesses termos. Mas o suficiente para o torcedor preto-e-ouro finalmente sorrir depois de tempos tão incertos. A incerteza negativa, se é que existe, era o que pairava no céu do oeste da Pensilvânia. Não se sabia o que esperar direito, só que ía ser dolorido. Pela primeira vez, Mike Tomlin teria uma campanha negativa.
Graças também a ele, não foi o caso. Inúmeros motivos contribuíram para o sentimento final de alívio do fã dos Steelers. Lamar Jackson não jogou o derradeiro Sunday Night, Deshaun Watson é nem de perto o que Cleveland queria, tinha Atlanta e Carolina no caminho. Mas, ora, Denver com Russell Wilson perdeu para esse mesmo Baltimore sem Lamar. Detroit, o outro time quente que não foi aos playoffs, ficou pelo caminho justamente porque sua defesa terrestre tomou 240 jardas terrestres só no primeiro tempo contra os Panthers.
Pick to Pick
Há mérito em Pittsburgh. E a incerteza positiva, que era Kenny Pickett ter um teto alto chegando como calouro, desabrochou aos poucos ao final da temporada. Sua postura de pocket foi melhorando, os turnovers em passes forçados – que aconteciam no início da trajetória – foram caindo. Em nenhum momento ficou possível a volta de Mitchell Trubisky com Kenny Pickett estando saudável.





