Ascensão da defesa consolida Chiefs na AFC West

Enquanto ataque ainda é claudicante, unidade defensiva mudou da água para o vinho e vem sendo responsável pelo sucesso do time

A primeira metade da atual temporada foi desastrosa para a defesa o Kansas City Chiefs. Amplamente criticada, cedeu uma média de 29 pontos por jogo até a semana 7, o que impactava diretamente na campanha negativa do time. Porém, mostrando um grande poder de recuperação, a unidade deu um salto de produção e hoje pode ser considerada a responsável pelo arranque da equipe, que com a vitória sobre o Denver Broncos, chegou a quinta consecutiva.

Nestas vitórias, a média de pontos sofridos é de apenas 11, uma mudança drástica. O número de turnovers também cresceu consideravelmente: no triunfo sobre os Broncos foram 3, totalizando 11 nessa sequência positiva, número que antes era 7. Destas recuperações de bola, surgiram 27 pontos, quase 25% dos  marcados pela franquia na arrancada que deu a liderança da AFC West. Se o ataque segue oscilante e apresentando menos que o esperado, a defesa tem feito sua parte e ainda ajudado.

Uma simples mudança teve grande impacto

Se alguém me dissesse que a chegada de Melvin Ingram teria enorme impacto na defesa dos Chiefs, eu confesso que questionaria. Convivendo com problemas de lesões nos últimos anos, o EDGE não teve espaço no Pittsburgh Steelers e acabou trocado pouco antes do fim do período limite para trocas, após ficar inativo por duas partidas. Em Kansas City, ele vem sendo usado de forma situacional, em especial no pass rush e isso trouxe um grande benefício: liberou Chris Jones para atuar pelo meio.

Jones, um dos melhores jogadores de miolo, vinha jogando na ponta para suprir ausências e isso tirou efetividade de seu jogo, além de deixar o meio exposto. Com um corpo de linebackers que tem suas inconsistências, a equipe ficava sofria contra jogo corrido. O retorno do camisa 95 a sua posição de origem ajudou o linebacker Willie Gay a crescer de produção contra pelo chão em especial: contra os Broncos foram 8 tackles.

Com a pressão chegando tanto pelas laterais quanto pelo meio, outro grupo vem tirando proveito: a secundária. Além dos já citados turnovers, o retorno de Charvarius Ward tem impacto enorme na maior segurança no jogo aéreo: desde sua volta na semana 7, o jogador não cedeu 50 jardas em nenhuma partida, estando sempre perto dos recebedores para evitar a recepção ou na pior das hipóteses, finalizar a jogada rapidamente. Dá para dizer sim, que é outra defesa em relação ao visto no começo de 2021.

 “odds
Já é assinante? Faça login aqui.
Está logado e a página ainda não aparece?
Basta recarregar ou limpar o cache de seu navegador.
Aproveite o precinho camarada, clique abaixo e assine nosso site em 1x de R$ 79,60 ou 4x de 19,90, clique acima!