Raiders peticionam oficialmente mudança para Las Vegas – mudança precisa de 24 votos “sim” para passar

Depois de haver a fumaça, confirma-se o fogo. O Oakland Raiders, por meio de seu dono, Mark Davis, peticionou hoje oficialmente a sua realocação para Las Vegas. O presidente da comissão do Condado de Clark (onde fica Las Vegas) reportou hoje em primeira mão para a Associated Press que falou com os Raiders e que a papelada já foi endereçada para a NFL. Steve Sisolak é o chairman (presidente) desse conselho, apontado pelo governador de Nevada para cuidar dos planos de construção do novo estádio.

Falando nele, a eventual futura casa dos Raiders seria/será um estádio coberto, de 65 mil lugares e com custo total de 1,9 bilhões de dólares. Para financiar esse colosso do entretenimento esportivo, 750 milhões viriam de uma taxa que será aplicada na hospedagem de hotéis da região, 650 milhões viriam de Sheldon Adelson – magnata da região – e 500 milhões dos Raiders.

“Estou feliz de ver as coisas seguindo em frente e aprecio muito o comprometimento dos Raiders e o trabalho da família Adelson para concretizar a esperança de fazer de Las Vegas a casa dos Raiders”, disse Sissolak. A NFL confirmou a petição por parte dos Raiders.

“Hoje, o Oakland Raiders peticionou uma aplicação para realocar a franquia para Las Vegas, de acordo com o regulamento da liga para tanto. A aplicação será revisada nas semanas subsequentes por uma equipe designada pelo escritório da liga e pelos comitês de finanças e de estádios”, diz o comunicado oficial da liga.

Para a mudança acontecer, Raiders precisam de 24 votos afirmativos

A mudança não pode acontecer apenas por conta da vontade de Davis e pronto. Sendo a NFL uma coletividade de empreendimentos – por definição jurídica, franchising – as outras franquias tem de manifestar apoio a uma decisão que direta ou indiretamente vai lhes afetar. Sendo assim, para que uma realocação ocorra, é necessária maioria qualificada. 24 votos sim de 32 votos possíveis – um por franquia, portanto. O colégio eleitoral é formado por donos de franquias, quem eles indicarem para votar ou, no caso do Green Bay Packers, pelo CEO. Deve ser criado um comitê para avaliar a realocação e ao final a votação. No todo, isso deve demorar de 4 a seis semanas. A votação em si, para autorizar ou não a mudança, deve acontecer ao final de março quando os donos se reúnem no Arizona. Ian Rapoport, insider da NFL Media, reporta que a realocação dos Raiders para Las Vegas vem ganhando “momentum” com vários donos de franquias. Ainda não há estimativas de votos, mas tudo indica que ela deve passar.

Caso a mudança dos Raiders aconteça, será a terceira aprovada pela NFL num espaço de praticamente um ano. Em janeiro do ano passado, os Rams tiveram autorização concedida pelos outros donos para irem rumo a Los Angeles. Condicionalmente, os Chargers teriam um ano para decidir se iam junto ou não – o que acabou acontecendo. Com as portas de Los Angeles fechadas para os Raiders e o impasse continuando em Oakland, Davis viu em Las Vegas uma possibilidade real de ter um novo estádio.

Ainda, vale reportar que a mudança não deve ser imediata para 2017, como aconteceu com os Chargers. Davis publicamente disse que, mesmo que a realocação seja aprovada, os Raiders continuarão a jogar em Oakland enquanto o novo estádio de Las Vegas não fique pronto.

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“odds