Depois de ser um quarterback sensação da NFL na temporada 2012, Colin Kaepernick apresentou um declínio de produtividade. Lesões, perdas no elenco do San Francisco 49ers, demissão de Jim Harbaugh e a própria adaptação das defesas e dos coordenadores defensivos ao estilo de jogo do camisa 7 estão dentre os motivos da regressão.
Mesmo assim, há pelo menos dois times dispostos a dar uma (merecida, todos têm esse direito) segunda chance a Colin Kaepernick. O moinho de boatos da NFL indica que essas franquias são o Denver Broncos e o Cleveland Browns. Denver acabou de perder dois quarterbacks – Peyton Manning por aposentadoria e Brock Osweiler na Free Agency para o Houston Texans. Cleveland, por sua vez, tenta ter estabilidade na posição de quarterback praticamente desde que voltou como Browns para a NFL em 1999 – a posição parece o Trono de Ferro da série Game of Thrones. Desde a escolha de Tim Couch no Draft de 1999 foram mais de 20 quarterbacks titulares nos Browns.
Tudo quieto por enquanto – 49ers estão preparados para manter quarterback caso necessário
O San Francisco 49ers não está com pressa para resolver a situação. Vale ressaltar, em 1º de abril, Colin Kaepernick terá 12 milhões de dólares como contrato garantido para a temporada 2016. Segundo informações do insider Michael Silver, da NFL Media, San Francisco está preparada para manter o jogador caso seja necessário – ou seja, caso uma troca não aconteça. Silver mencionou na última semana que os 49ers pedem uma escolha de segunda rodada por Colin – nenhum time até agora se comprometeu com isso.
Os mesmos reports indicam que o Denver Broncos ofereceria uma escolha de quarta rodada – embora a franquia não tenha essa escolha para dar. A escolha de 4ª rodada foi trocada para o Baltimore Ravens – e sabe Deus se os 49ers topariam uma escolha de quarta rodada para o recrutamento de 2017. Assim, os Broncos teriam que oferecer a 94ª escolha geral (a última da terceira rodada antes das compensatórias, o que na prática seria uma de quarta, convenhamos).
Confira aqui a cobertura completa do Mercado Livre 2016 da NFL
Enquanto a eventual oferta de Denver ainda não evoluiu para uma de terceira rodada, Silver indica que o Cleveland Browns estaria disposto a dar sua escolha de terceira rodada em troca do quarterback de San Francisco. Além disso, haveria um outro problema: a reestruturação de contrato para Kaepernick. Nos termos atuais, o contrato não está de acordo com a produtividade de Kaepernick. Em 2020 ele implicaria num impacto de 21 milhões de dólares na folha salarial do time em que estiver – seja San Francisco, Cleveland, Denver ou qualquer outro.
A novela por Colin Kaepernick deve continuar nos próximos dias. Muito em função da novela Robert Griffin III e de Ryan Fitzpatrick. Os três são os mais sólidos nomes no mercado – embora apenas os dois últimos sejam agentes livres. Não duvide se San Francisco continuar com Colin no final das contas. Resta saber se Cleveland apertará o botão de pânico, porque se pensarmos nos últimos anos de Elway em Denver, esse botão raramente foi apertado.






