Senado de Nevada aprova projeto de estádio e o “Las Vegas Raiders” está mais próximo de acontecer

O sonho do Oakland Raiders em ter um novo e moderno estádio está cada vez mais perto. O Senado do Estado de Nevada aprovou, nesta última terça-feira, o orçamento do equivalente a quase 2.4 bilhões de reais para a construção de uma nova arena na cidade de Las Vegas.

A primeira das duas votações majoritárias para que o projeto comece a ser colocado em prática terminou com o resultado de 16 a 5. Votos contrários remetem-se ao fato de que o dinheiro que será investido na construção do estádio virá do orçamento do Estado – prática comum mas que encontra cada vez mais resistência de políticos mais conservadores. A intenção do Estado que pode abrigar a franquia de Oakland é de que, com a construção da arena, sejam também construídos centros de convenções. O que, consequentemente, além de aumentar a renda da cidade, vai trazer mais empregos no setor de construção civil.

“Sei que muitas pessoas virão reclamar para mim. Mas já sou crescido. Consigo lidar com isso”, afirmou o senador Aaron Ford, democrata, que votou a favor do financiamento do estado, mesmo sabendo das possíveis críticas. Contrário ao senador, alguns liberais e democratas votaram contra o acordo por acreditarem que a construção da nova arena dos Raiders, com todos os benefícios de empregos e para a economia, são promessas que estão fora de alcance, além de financiarem os desejos de empresários bilionários.

“Essa magnitude de dinheiro público para um projeto de uma das pessoas mais ricas do mundo é simplesmente inaceitável”, disse um dos opositores à construção, o também democrata Senador Ruben Kihuen. Além disso, o Senado afirma que o repasse do governador de Nevada para saúde e educação não está sendo devidamente efetuado. O que seria mais um motivo contra o fornecimento de tamanha quantia para a construção da nova casa dos Raiders.

Após a confusão da votação, em um debate aberto, trabalhadores afirmaram que a disponibilidade de empregos no ramo de construção civil era o que eles precisavam. Aproximadamente 25 mil vagas. “Eu não podia olhar para os trabalhadores, que estão me pedindo empregos, e dizer que votei não para uma oportunidade de trabalho”, afirmou Ford.

Coberto e com 65.000 lugares, a intenção é ter um estádio que possa se aproximar dos torcedores da região central da Califórnia, onde possuem grande número de fãs. Os proprietários da NFL ainda precisam realizar uma votação de uma maioria de três quartos para que os Raiders se mudem de Oakland para Las Vegas. Caso a medida seja aprovada sem a construção prévia do estádio, essa vai ser a primeira vez na história moderna do futebol americano que a National Football League permite por boa-vontade uma franquia se deslocar de sua cidade atual. Aguardemos os próximos capítulos.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“odds