Top 5 EDGEs de 2024: Disputa acirrada no topo

Os atletas que amam levar o quarterback adversário ao chão. A posição mais importante da defesa. Selecionamos os cinco melhores EDGEs para a temporada que se aproxima

Garrett

As estrelas da defesa. Em um período de primazia do jogo aéreo, não tem nada mais atrativo do que ser o homem que vai levar o quarterback adversário ao chão. Possuir bons EDGEs na defesa é crucial na NFL moderna, pois sem eles seu pass rush não funcionará e os caminhos ofensivos serão abertos para o seu oponente.

No top 5 de hoje, selecionamos os cinco melhores atletas da função pensando na temporada 2024. Os grandes homens que atuam nas extremidades da linha defensiva e que possuem como objetivo maior bater as grandes estatísticas de sacks, mas que também possuem sua relativa importância selando as passagens contra o jogo terrestre. Confesso que, no top 3, foi difícil decidir a ordem exata, pois a linha de talento comparativo é muito tênue.

5. Maxx Crosby, Las Vegas Raiders 

Com certeza o jogador dessa lista que merece maior reconhecimento. Mesmo quando os Raiders vão mal, Crosby continua fazendo seu trabalho com excelência ímpar, sendo uma máquina de gerar pressão e de controle na linha de scrimmage. Além de seus excelentes números de sacks, ele liderou a liga em tackles para perda de jardas nos últimos dois anos, demonstrando sua importância, também, invadindo o backfield. A estatística que melhor representa sua qualidade, porém, é o número de pressões totais: nos últimos três anos, esteve no top-4 da posição, com média de 92 por ano, superior a cinco por jogo (!). Quando o quarterback menos espera, ele está em seu cangote.

4. Nick Bosa, San Francisco 49ers 

Jogador Defensivo do Ano em 2022, Bosa é peça fundamental para a defesa de San Francisco se manter como uma das melhores da liga; não à toa, ganha hoje a maior média salarial entre defensores na NFL. Bosa é uma máquina de estressar o offensive tackle adversário, com muito refino técnico para chegar ao quarterback adversário de diversas maneiras. Mesmo em um 2023 aquém de seu talento – foram “só” 10,5 sacks -, ele foi crucial na campanha dos 49ers até à grande final, anotando, inclusive dois sacks na Final de Conferência contra o Detroit Lions.

3. Micah Parsons, Dallas Cowboys 

Uma das histórias mais incríveis dos últimos anos. Parsons adentra o Draft em 2021 como um linebacker de excelência, sendo que a franquia o selecionara pensando em sua versatilidade no meio do campo. Rapidamente, contudo, os Cowboys identificam seu talento geracional apressando o passe, alocam-no majoritariamente na linha defensiva e ele se torna a maior máquina de pressões  da liga, liderando essa estatística nas últimas duas temporadas. Micah foi selecionado ao All-Pro em todas suas temporadas, ficou no top 3 na votação de Jogador Defensivo do Ano em todas elas e viu sua estatística de sacks aumentar progressivamente. É uma estrela em plena ascensão.

***

Top 5 – temporada 2024:
Top 5 quarterbacks de 2024: Discutam do segundo para baixo
Top 5 iOLs de 2024: O reino dos esquecidos
Top 5 treinadores de 2024: Uma lista com nomes (já) históricos
Top 5 wide receivers de 2024: Talento é o que não falta
Top 5 linebackers de 2024: Warner segue no topo – mas muito bem acompanhado
Top 5 safeties de 2024: a nova geração toma conta
Top 5 iDLs de 2024: Um novo rei pós-Aaron Donald

***

2. T. J. Watt, Pittsburgh Steelers 

Talento que vem de sangue. Desde que começou a demonstrar seu real talento em 2018, sua segunda temporada na liga, Watt nunca mais deixou a elite da posição. Ele já liderou a liga em sacks em três oportunidades – sendo que sua marca de 22,5 sacks, em 2021, igualou o recorde histórico -, venceu o prêmio de Jogador Defensivo do Ano uma vez e ficou em segundo lugar em outras duas oportunidades, além de quatro seleções ao First-Team All-Pro. Como seu irmão mais velho, T. J. tornou-se exemplo de dominância e talento, sendo um líder em sua equipe e um dos atletas que mais fornece impacto na liga hoje.

1. Myles Garrett, Cleveland Browns 

O prêmio de Jogador Defensivo do Ano, conquistado na última temporada, enfim coroou os consecutivos anos incríveis de Garrett. Primeira escolha geral do Draft em 2017, já se sabia que ele seria um grande jogador, a dúvida ficava no tocante ao patamar máximo que ele alcançaria. Pois bem, já é uma estrela. Myles é extremamente dominante e praticamente imparável. Com exceção de seu ano inicial, sempre bateu dígitos duplos em sacks (deve quebrar a barreira dos 100 na carreira este ano), além de ser uma máquina penetrando no backfield. É o protótipo perfeito da posição e o que, hoje, é o que tem mais impacto direto em uma partida.

Ficaram por pouco: 

6º – Aidan Hutchinson, Detroit Lions
7º – Danielle Hunter, Houston Texans

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!

“odds