Guia da Semana 12 – transmissões na tv, estatísticas, histórias e o que você precisa saber

Tem o quarto episódio da saga Brady vs Mahomes, o clássico que pode definir o título da AFC South e muito mais numa rodada que vai até terça-feira

Mais uma semana de jogos, mais um Guia da Semana aqui no site. É uma grande prévia, publicada tradicionalmente nas quintas-feiras, mas excepcionalmente na sexta nesta semana. A ideia é ser uma coluna mais leve e mais atrativa ao leitor, tendo um pouco de tudo: estatísticas, transmissões, groselhas, enfim, algo mais descontraído. Sem mais enrolações, vamos lá:

Recap do Thanksgiving: Adeus, Patricia. Adeus, McCarthy?

Na rodada de Ação de Graças, apenas dois jogos por conta do adiamento de Ravens e Steelers devido ao surto de COVID-19 na equipe de Baltimore. Tradicionalmente, o Detroit Lions joga no primeiro horário da rodada e o Dallas Cowboys joga no segundo. Aqui a gente explica o porquê.

Não foi uma rodada das mais equilibradas. Em Detroit, vimos mais um show de Deshaun Watson, uma das pouquíssimas coisas boas da temporada do Houston Texans. Com o jogo terrestre inexistente, ele vem carregando o ataque nas últimas semanas. Do outro lado, foi mais uma derrota simbólica dos Lions num jogo que teria bastante peso no futuro de Matt Patricia. Ele simplesmente não pode continuar no cargo.

Na outra partida do dia, um show de decisões ruins da comissão técnica do Dallas Cowboys foram o catalisador de uma derrota acachapante para o Time de Washington, que agora lidera a NFC East. Embora o foco esteja em Alex Smith, quem tem se destacado é o jogo terrestre do time, especialmente com o calouro Antonio Gibson: nos dois jogos contra Dallas esse ano, ele acumulou 243 jardas terrestres e 4 touchdowns. Com o bom record divisional, a equipe de Ron Rivera agora é a favorita na fraquíssima divisão.

Brady vs Mahomes, episódio IV

Pela quarta vez na história, Tom Brady e Patrick Mahomes estarão frente-a-frente, o primeiro encontro entre os dois após a mudança do veterano para o Tampa Bay Buccaneers.

Brady está enfrentando um problema sério nas suas últimas exibições: de acordo com a ferramenta Next Gen Stats, da NFL, ele errou suas últimas 22 tentativas de passes longos – 0-19 nos últimos 4 jogos e ainda acumulando 3 interceptações. Os Buccaneers possuem um oceano de talento nos dois lados da bola, entretanto, a produção em campo não está clicando – e o time precisa resolver isso antes de janeiro.

Já nos lados de Kansas City, esse é o jogo mais difícil que resta na tabela dos Chiefs, que venceram as últimas cinco partidas consecutivas e vêm de um triunfo importante no último Sunday Night Football. Mahomes parece imparável no momento, mas o grande objetivo da equipe no momento precisa ser a semana de folga na AFC, e o Pittsburgh Steelers permanece no topo da conferência. Em resumo, os visitantes não podem nem pensar em perder.

São dois grandes times se enfrentando, apesar de fases diferentes. A defesa dos Chiefs não é das mais ameaçadoras e parece a oportunidade perfeita para Brady voltar à boa forma. Vencer os atuais campeões daria uma grande injeção de ânimo nos Buccaneers.

Quem leva a AFC South?

Indianapolis Colts e Tennessee Titans duelaram há apenas duas semanas no Thursday Night Football e o jogo vinha equilibrado até os special teams de Indianapolis decidirem o jogo em favor da equipe. Apesar da vantagem de jogar em casa na revanche, os Colts terão um problema grave no domingo, já que três titulares defensivos estarão fora: Denico Autry teve participação importantíssima no primeiro jogo e DeForest Buckner é a estrela da linha defensiva.

Isso é bastante problemático porque, como você deve ter ouvido falar, os Titans possuem um running back chamado Derrick Henry. Na semana passada, o Baltimore Ravens fez um trabalho honesto limitando a produção do jogador, até que ele decidiu a a partida na prorrogação. Sem Buckner, fica muito mais complicada a missão dos Colts de conseguirem o mesmo sucesso: já na primeira partida entre as equipes, Henry obteve 103 jardas em 19 carregadas.

Os Titans também estarão desfalcados na defesa: Jayon Brown vinha tendo um ano sólido até o domingo passado, quando sofreu grave lesão no cotovelo e não volta em 2020 – um duro desfalque justamente quando a defesa de Tennessee vinha melhorando de produção. De toda forma, imagino que os Colts não terão vida tão fácil quanto no último domingo, já que os cornerbacks dos Titans começaram a jogar de forma um pouco mais agressiva nas últimas semanas, em oposição as coberturas soft do sistema de Mike Pettine no Green Bay Packers.

Os dois times estão empatados em 7-3, então, quem vencer a partida sai numa vantagem absurda na AFC South. Tecnicamente, uma vitória dos Colts aumenta a vantagem pra dois jogos, já que o time teria a vantagem absoluta também no confronto direto.

Transmissões da semana 12:

Domingo, 15h: Arizona Cardinals x New England Patriots, ESPN 2
Domingo, 15h: Tennessee Titans x Indianapolis Colts, ESPN
Domingo, 18h05: San Francisco 49ers x Los Angeles Rams, Fox Sports
Domingo, 18h25: Kansas City Chiefs x Tampa Bay Buccaneers, ESPN
Domingo, 22h15: Chicago Bears x Green Bay Packers, ESPN
Segunda-feira, 22h15: Seattle Seahawks x Philadelphia Eagles, ESPN
Terça-feira, 22h: Baltimore Ravens x Pittsburgh Steelers, ESPN

Podcast dessa semana:

Estatísticas para saber sobre a semana 12:

I) Com a vitória de Washington sobre Dallas na rodada do Thanksgiving, as equipes da NFC East têm agora, combinadas, uma campanha de 13-28-1.

Matt Patricia como treinador principal do Detroit Lions: 13-29-1.

II) Antonio Gibson anotou três touchdowns terrestres contra o Dallas Cowboys, elevando seu total para 11 em 11 partidas disputadas na temporada. Desde a Segunda Guerra Mundial, apenas dois calouros conseguiram uma média de ao menos 1 touchdown por jogo ao longo de uma temporada: Eric Dickerson (1983) e Gale Sayers (1965). Os dois são membros do Hall da Fama. (Dan Daly)

III) Se Justin Herbert lançar para ao menos 267 jardas no jogo de domingo, contra o Buffalo Bills, ele passará Andrew Luck (2,965) e se tornará o segundo quarterback com mais jardas passadas nos primeiros 10 jogos da carreira. O líder? Patrick Mahomes, com 3,185.

IV) Taysom Hill teve uma boa estreia como titular no último domingo contra o Atlanta Falcons, mas sua missão contra o Denver Broncos no domingo será mais complicada: de acordo com a métrica DVOA, do Football Outsiders, os Broncos possuem a 8ª melhor defesa contra o passe da liga, enquanto que os Falcons possuem a 7ª pior no mesmo quesito.

V) Aaron Rodgers possui uma dominância inacreditável contra o Chicago Bears, vencendo 19 das 24 partidas em que ele começou contra o histórico rival do Green Bay Packers. A dominância de Rodgers fica ainda mais impressionante ao separarmos os números apenas no Sunday Night Football: 15 touchdowns, 0 interceptações e um record de 4-0

VI) Olhando por outro lado, o Seattle Seahawks é o adversário mais indigesto da carreira de Carson Wentz até então: em 4 jogos contra o time de Pete Carroll, Wentz lançou 4 touchdowns e 5 interceptações. Os Eagles perderam todos esses jogos, incluindo o Wild Card da última temporada, quando o quarterback deixou a partida por uma concussão.

Momento histórico: final da AFC em 2008 e o hit de Ryan Clark

Na rivalidade feroz entre Baltimore Ravens e Pittsburgh Steelers, a final da Conferência Americana entre as duas equipes na temporada de 2008 é provavelmente a mais importante das partidas. No caminho até o título do Super Bowl XLIII, os Steelers receberam seus rivais, que vinham de uma temporada bastante surpreendente com os calouros Joe Flacco de quarterback e John Harbaugh de técnico.

A força das duas defesas antecipava um jogo acirradíssimo. Em campo, não chegou a ser tão disputado, já que os Steelers estiveram na frente do placar durante todo o confronto. Os Ravens só conseguiram 198 jardas e ainda sofreram quatro turnovers frente a melhor defesa da liga naquele ano.

A epítome daquele jogo foi o hit de Ryan Clark em Willis McGahee já no final da partida. McGahee sofreu uma concussão no lance (que certamente seria falta na NFL atual) e saiu de campo numa maca. De toda forma, Pittsburgh avançaria para o Super Bowl e venceria o Arizona Cardinals por 27 a 23.

Mais NFL:
Curti: A última chance de Mitchell Trubisky
5 grandes surpresas de 2020
4 QBs que se machucaram gravemente em seu ano de calouro
Curti: Quais times “compro” e quais “vendo” após a Semana 11

“odds