Curti: NOVELA NEWTON CAMINHA PARA FINAL EM CAROLINA

Fontes indicam que por enquanto o time segue contando com Cam Newton como seu quarterback titular para 2020

Andy Dalton, Cam Newton e Derek Carr: três quarterbacks que não estão oficialmente no mercado mas, virtualmente, estavam. Dalton já é praticamente carta fora do baralho dado que o Cincinnati Bengals tem a primeira escolha geral do Draft 2020 e deve escolher Joe Burrow, quarterback de LSU. O Las Vegas Raiders ainda não decidiu o que fará com relação à posição de quarterback. É esperado que o time tente contratar Tom Brady – se por acaso conseguir, Derek Carr sobra.

Em Carolina, porém, a situação caminha para a permanência do status quo. É surpresa? Sim e não. Novos sistemas, novos treinadores… Novos quarterbacks. Essa já foi a tendência na NFL em várias oportunidades e poderia ser o caso em Carolina – não será, ao que tudo indica. “Muito ainda pode acontecer nos meses que seguem, mas por ora o Carolina Panthers seguirá em frente com Cam Newton como seu quarterback titular, fontes dizem”, reportou Ian Rapoport no twitter. “Com seu pé seguindo a melhorar bem, ainda teremos alguns meses até que ele esteja apto para jogo – o que complicaria qualquer troca em potencial”, completou.

Por isso, sim e não. Por um lado, o time indicou, por meio de fontes, que seguirá com Newton. Por outro, dá-se a entender que isso aconteceu também por causa da lesão. Newton não passaria nos exames médicos após uma dada troca em curto prazo. Agora, a outra parte do sim e não: ao mesmo tempo, a comissão técnica está encorajada pela melhora de Newton até agora. “Matt Rhule e sua comissão técnica estão encorajados por como Cam Newton lidou com sua reabilitação e como ele pretende voltar à boa forma. [Newton] está passando bastante tempo em Charlotte. Com tanto para reconstruir [em Carolina] em vários setores, ter um titular legítimo facilita a transição”, completou Rapoport.

O que isso quer dizer

Basicamente, que o time ainda não tem informações suficientes para tomar uma decisão negativa quanto a Newton. O contrato de Rhule é de longa duração e o time não precisaria jogar Cam Newton pela janela agora – a administração de Matt Rhule não precisa tomar essa decisão tão cedo. Por enquanto, é melhor esperar para ver como a reabilitação segue e se Newton estará apto para treinar em agosto no training camp. De toda forma, como ele ainda não o está, uma troca ficaria complicada. Assim, “stay put” é o melhor. Ou seja, pedir “mesa” no poker.

Isto é, em relação a Newton em si. Nada impede que os Panthers possam ir atrás de um quarterback no Draft. Creio que isso seja improvável, dado que o time investiu em Will Grier no Draft do ano passado. Mas não é algo que pode ser descartado 100% justamente porque um novo sistema está na cidade. Rhule acabou de chegar e não vai fazer mudanças bruscas sem que haja motivo para tanto. Para a posição de quarterback, ainda não parece ser o caso.

“odds