Claro que existem circunstâncias que obrigam alguns times a aceitarem valores menores que o normal em trocas: Folha salarial estourando, jogador avisando que não aceitará renovação e sairá de graça, reformulação, são alguns dos fatores que fazem isso acontecer. Do outro lado temos as “aves de rapina”: as franquias cujo planejamento é sólido o suficiente para tirar proveito do desespero das com problemas. Pensando nisso, separei os 4 maiores vencedores das trocas acontecidas desde a abertura do mercado.
1- ARIZONA CARDINALS
A troca mais absurda desta intertemporada com certeza foi vencida pelo Arizona Cardinals. Afinal, o time comandando pelo head coach Kliff Kingsbury conseguiu em um só movimento um wide receiver top 3 da liga em DeAndre Hopkins e ainda se livrou do running back David Johnson, que provavelmente seria cortado em breve.
O Houston Texans, além de Johnson e seu péssimo contrato de 20 milhões pelas próximas duas temporadas, recebeu apenas mais uma escolha de segunda rodada como vantagem. Sem dúvidas, um movimento que dificilmente será superado a curto prazo.
2- BALTIMORE RAVENS
Temos que falar mais de Eric DeCosta! Que belo trabalho o general manager do Baltimore Ravens vem fazendo nos seus dois primeiros anos na função. Pairava sobre ele uma desconfiança, afinal suceder o lendário Ozzie Newsome não seria tarefa das mais fáceis. Tendo feito alguns bons movimentos, DeCosta ainda conseguiu uma belíssima troca, ao mandar uma escolha de quinta rodada para o Jacksonville Jaguars e receber o defensive lineman Calais Campbell. Foi uma imensa barganha.
Jogador da elite da posição, Calais agregará em um ponto que foi o calcanhar de Aquiles da defesa na temporada passada, em especial na derrota para o Tennessee Titans nos playoffs. Fora isso, conseguiu uma escolha de segunda rodada pelo tight end Hayden Hurst, que teve apenas 30 recepções e 3 touchdowns em 2019. Bom retorno por um jogador de baixa produção e que já tem 28 anos, apesar de apenas dois na liga.
3- DENVER BRONCOS
Parece que as coisas começam a tomar seu rumo no Denver Broncos. Após alguns anos ruins, o general manager John Elway começou a ter bem mais acertos que erros na temporada passada e até o momento segue nessa toada em 2020, em especial nas boas trocas que fez. A primeira foi basicamente o primeiro movimento de agitação do mercado, quando os Broncos mandaram para o Jacksonville Jaguars uma escolha de quarta rodada do próximo Draft e receberam o cornerback A.J. Bouye, resolvendo uma necessidade emergencial do time.
Sabendo da necessidade do Tennessee Titans de abrir espaço na folha salarial, ofereceu uma escolha de sétima rodada pelo defensive lineman Jurrell Casey e por incrível que pareça conseguiu a troca. Com isso, se livrou de mais um problema emergencial, afinal Derek Wolfe e Shelby Harris são agentes livres, e poderá ir para o Draft sem tantas preocupações em tapar buracos crônicos.
4- LOS ANGELES CHARGERS
Imagine que você tem em seu elenco um jogador que já tem 31 anos. Esse mesmo perdeu mais de 20% dos jogos possíveis na carreira, tendo apenas uma temporada de 16 jogos nos seus 10 anos de liga. Para piorar, ele teve uma embolia pulmonar em 2019 e sua saúde é uma incógnita. Vale frisar que suas performances estão longe de ser um primor faz um bom tempo. Essa era a situação do Los Angeles Chargers, tendo Russell Okung no seu elenco.
Pois bem, mesmo com tantos problemas, o time da California conseguiu enviar Okung para o Carolina Panthers e receber em troca o guard Trai Turner, de apenas 26 anos. Assim, mano a mano, sem compensação extra alguma. Os Chargers conseguiram não só um titular sólido para sua problemática linha ofensiva, como também a vantagem pecuniária: enquanto Okung custará 13 milhões em 2020, Turner terá custo de apenas 8,5. Melhor impossível para quem está começando uma nova era como o time de Los Angeles.
Um anúncio rápido: Não vamos “fechar” nenhum texto para assinantes nesta semana no @profootballbr. Tudo aberto para incentivar as pessoas a ficarem em casa nesses tempos de COVID19. Caso você goste de nosso conteúdo e queira apoiar nosso site, estamos também com uma promoção de R$ 1.00 por um mês e após esse mês, anualmente com 50% de desconto. Clique aqui para conferir
