Em 2019, o cornerback Stephon Gilmore acabou com a hegemonia de cinco temporadas dos EDGEs na premiação de Jogador Defensivo do Ano. Foi surpreendente, afinal quase ninguém apostava no jogador do New England Patriots como melhor defensor da temporada.
Em 2020, porém, é grande a possibilidade de vermos o prêmio de novo nas mãos de um especialista em apressar o passe – não por acaso, há quatro deles em nossa relação. Confira a lista completa abaixo.
Aaron Donald, iDL, Los Angeles Rams
Donald é o maior candidato segundo as casas de aposta, algo natural por estarmos falando do principal defensor da atualidade. O que pode atrapalhá-lo talvez seja uma temporada ruim dos Rams, pois os vencedores desses prêmios individuais quase sempre atuam em times que brigam por Super Bowl ou no mínimo vão os playoffs – lembremos o exemplo de Chandler Jones, eternamente esquecido das premiações por jogar no Arizona Cardinals.
Em todo o caso, se Donald começar a empilhar um sack atrás do outro como faz consistentemente desde que entrou na NFL, será difícil não o colocar na disputa. O que ele oferece a Los Angeles como iDL apressador de passe a gente não encontra em nenhuma outra equipe.
T.J. Watt, EDGE, Pittsburgh Steelers
Watt foi certamente quem mais ameaçou o título de Stephon Gilmore em 2019, embora não tenha sido capaz de roubá-lo. A evolução do irmão mais novo de J.J. ao longo de três anos de carreira é notável, tanto que ele já figura na lista dos cinco melhores EDGEs da NFL.
O que mais chama a atenção é o fato de Watt ser um grande playmaker: foram 14,5 sacks, 8 fumbles forçados e duas interceptações em 2019, ou seja, você dificilmente encontrará um defensor que impacte mais diretamente no rumo das partidas do que ele. Como estatísticas são um fator importante para conquistar o prêmio de Defensor do Ano, Watt é um dos óbvios favoritos a vencê-lo.
Myles Garrett, EDGE, Cleveland Browns
Embora esteja evoluindo mais devagar do que o esperado, Garrett de fato vem crescendo de produção e tornando-se cada vez mais protagonista nos Browns. Este talvez seja o ano de sua afirmação definitiva – quer dizer, se ele não bater na cabeça de ninguém com o capacete e acabar suspenso.
Cleveland acabou de lhe transformar num dos EDGEs mais bem pagos da NFL com uma extensão de 125 milhões totais e uma média de 25 milhões anual, então chegou a hora de Garrett começar a jogar e se comportar como tal. Vejamos como será seu entendimento com Joe Woods, novo coordenador defensivo mais famoso pelo seu trabalho com defensive backs do que com pass rushers.
Nick Bosa, EDGE, San Francisco 49ers
Bosa chegou na NFL com o pé na porta na temporada passada, sackando os quarterbacks adversários nove vezes e recebendo o prêmio de Calouro Defensivo do Ano. Agora, a expectativa é que ele se consolide como o principal nome individual daquela que tem tudo para ser uma das melhores defesas da liga. O mais talentoso da unidade ele provavelmente já é, sobretudo após a saída de DeForest Buckner.
Assim como seu irmão Joey, jogador do Los Angeles Chargers, Nick possui uma combinação especial de técnica e físico para jogar na NFL como EDGE. Mesmo que ele não seja eleito o melhor jogador defensivo em seu segundo ano, a tendência é que mais cedo ou mais tarde isso aconteça.
Minkah Fitzpatrick, S, Pittsburgh Steelers
Há tantos outros EDGEs de elite que poderiam ser citados nesta lista (Chandler Jones, Cam Jordan, Joey Bosa, Danielle Hunter), mas vamos fechá-la com um jogador de secundária.
Fitzpatrick transformou a defesa de Pittsburgh após ser adquirido junto ao Miami Dolphins. A escolha de 1ª rodada mandada para a Flórida saiu muito barata: sem exageros, ele foi um dos grandes responsáveis pela franquia ter brigado por playoffs até a semana 17. Assim como Derwin James – este, porém, não consegue se firmar devido a lesões -, Minkah faz tudo o que você pedir com excelência por ser um tipo de híbrido supertalentoso de safety e linebacker. Imagine o que ele não fará com um ano de experiência no sistema dos Steelers.
Leia mais:
5 times candidatos a surpresa de 2020
Os 7 cortes mais inesperados do deadline
5 candidatos a Calouro Ofensivo do Ano em 2020
5 candidatos a Jogador Ofensivo do Ano em 2020 🏈






