Todo ano o tabu é revisitado: é possível que um time vença o Super Bowl em casa? Afinal, desde a primeira edição a final é jogada em campo neutro e, bem, isso nunca aconteceu. Em realidade, um time sequer jogou o Super Bowl em seu estádio.
Ah, Curti, mas e os Rams de 1979 e os 49ers de 1984? Boa pergunta. Nos dois casos, o time jogou o Super Bowl em seu mercado consumidor – mas não em seu estádio. Então não conta, claro. O tabu faz referência a jogar – e vencer – o Super Bowl no estádio que o time manda jogos. No caso do Los Angeles Rams, a equipe perdeu o Super Bowl XIV no Rose Bowl e mandava os jogos no Los Angeles Memorial Coliseum. O San Francisco 49ers jogou e venceu o Super Bowl XIX no Stanford Stadium, que fica na região da baía de San Francisco – mas mandava os jogos no Candlestick Park.
Sendo assim, quão perto um dado time chegou de jogar o Super Bowl em casa ou de vencê-lo? A pergunta é pra lá de relevante em 2020 porque a besta enjaulada com ódio chamada Tomás Eduardo está voando, é o segundo em touchdowns passados e a defesa do Tampa Bay Buccaneers mostra força a cada semana que passa. Onde é o Super Bowl nesta temporada? Raymond James Stadium.
Vamos então rever o panorama dos 54 Super Bowls anteriores e o que rolou com o time mandante. Nos primeiros anos, os playoffs são resumidos às finais da AFL-NFL.
Times que ao menos foram aos playoffs: 8
Times que sequer foram aos playoffs: 40
Os que chegaram mais perto:
2017 Vikings: caíram na final da NFC – 1 jogo antes do Super Bowl
2016 Texans: caíram na semifinal da AFC (Divisional Round) – 2 jogos antes
1998 e 1994 Dolphins: caíram na semifinal da AFC (com Dan Marino de quarterback) – 2 jogos antes
1970 Dolphins: caíram na semifinal da AFC (Divisional Round) – 2 jogos antes





