Um power ranking é um mecanismo de análise bastante popular entre os sites norte-americanos, utilizado principalmente para avaliar o momento e o desempenho de equipes dos mais diversos esportes. Tal prática está se difundindo aos poucos entre os sites brasileiros, mas aqui no Pro Football você certamente verá vários power rankings após o início da temporada regular da NFL.
Hoje, entretanto, faremos algo um pouco diferente. Ao invés de analisarmos as franquias individualmente, iremos ranquear as divisões da NFL com base em critérios como qualidade dos times e competitividade. Nosso objetivo aqui será definir de uma vez por todas quais são as melhores e as piores divisões da liga.
Confira:
8. AFC South
Record em 2015 (total de vitórias e derrotas das quatro equipes juntas): 25-39
Muitas coisas boas foram faladas sobre as franquias da AFC South nesta intertemporada, sobretudo a respeito de Jacksonville e Houston, porém não podemos ter certeza absoluta de nada até que os times entrem em campo para valer. Não por acaso, esta divisão foi considerada a pior da NFL nos últimos anos e esse histórico negativo pesa na hora das avaliações. A expectativa, contudo, é que Jaguars, Texans, Colts e Titans vivam dias melhores em relação a 2015 e façam uma das temporadas mais equilibradas da história da AFC South.
7. NFC East
Record em 2015: 26-38
O grande atrativo da NFC East é que ela costuma ser uma verdadeira “briga de foice”, com emoção até a última semana e uma luta intensa pelo título. Por outro lado, a qualidade técnica dos times pode deixar a desejar – como ficou evidente na temporada passada, quando apenas Washington teve um desempenho minimamente aceitável. Isso mudará em 2016? Talvez. Por exemplo, os Giants gastaram bastante tentando arrumar a defesa e os Cowboys terão a volta de Tony Romo. Mas, seja como for, não existe uma equipe muito acima da média para ser destacada aqui.
6. NFC South
Record em 2015: 36-28
É improvável que os Panthers consigam repetir o 15-1 da temporada passada, porém ao mesmo tempo é difícil não apontá-los como os favoritos ao título de divisão. Saints, Falcons e Buccaneers viveram no reino da mediocridade em 2015 e não fizeram nada de muito especial para sair desta situação em 2016. Tampa Bay pelo menos pode ficar ansioso com o segundo ano de Jameis Winston comandando o ataque do time. No geral, as franquias da NFC South não são as piores da NFL, mas, com exceção de Carolina, elas não passam tanta confiança assim.
5. AFC North
Record em 2015: 30-34
A AFC North normalmente ficaria com uma classificação melhor em rankings deste tipo, pois ela costuma ser bastante forte e disputada, entretanto o péssimo ano dos Ravens em 2015 a deixou polarizada entre Steelers e Bengals, duas das equipes mais poderosas da Conferência Americana. Baltimore tentará voltar aos trilhos em 2016, mas caso isto não aconteça a divisão ainda estará bem representada com Cincinnati e Pittsburgh. Cleveland, por sua vez, vive um momento de reconstrução total, então não espere ótimos resultados por ora.
4. AFC East
Record em 2015: 36-28
Algum time pode destronar os Patriots na AFC East? O grande pecado aqui é a absoluta falta de competitividade. Jets, Bills e Dolphins até contam com jogadores talentosos e equipes promissoras, mas ninguém consegue desbancar New England desde 2008 – Miami foi o campeão de divisão naquele ano. Talvez a suspensão de quatro partidas imposta à Tom Brady devido ao Deflategate torne a AFC East mais equilibrada e interessante nesta temporada.
3. NFC North
Record em 2015: 34-30
Com o título dos Vikings no ano passado, a NFC North deixou de ser um território dominado por Aaron Rodgers e cia. Para 2016, as perspectivas continuam boas, já que Minnesota e Green Bay possuem ótimos times e deverão protagonizar de novo uma briga acirrada pelo topo da divisão. Detroit e Chicago correm por fora, contudo não devem ser desprezados. Os Lions fizeram uma segunda metade de temporada bastante consistente em 2015 – seis vitórias nos seus últimos oito compromissos -, enquanto que Chicago vem trabalhando forte para qualificar sua equipe (sobretudo defensivamente)
2. NFC West
Record em 2015: 35-29
A NFC West simplesmente conta com dois fortes candidatos ao próximo Super Bowl: Arizona Cardinals e Seattle Seahawks. Ambos apresentam defesas respeitadíssimas, ataques prolíficos e grandes treinadores – enfim, o pacote completo. Os Rams, por sua vez, possuem um bom elenco, mas terão que lidar com a mudança para Los Angeles e a inexperiência de Jared Goff – será que a franquia finalmente conseguirá fugir da mediocridade? Já San Francisco é uma incógnita por conta da chegada de Chip Kelly e da sua complicada situação under center.
1. AFC West
Record em 2015: 34-30
Na primeira colocação do nosso power ranking, talvez surpreendendo algumas pessoas, temos a AFC West. Antes de mais nada, não custa lembrar que os atuais campeões do Super Bowl fazem parte da divisão. Sim, os Broncos têm problemas na posição de quarterback, porém eles também tiveram em 2015 e ainda assim levaram o Vince Lombardi Trophy para Denver. Ademais, podemos destacar os Chiefs e os Raiders, duas equipes candidatas a fazer barulho em 2016. Kansas City venceu seus últimos dez jogos da temporada passada, enquanto que Oakland se reforçou muito bem na Free Agency. E, por fim, temos San Diego. Os Chargers obviamente tiveram um péssimo ano em 2015 (12 derrotas e quatro vitórias), mas eles não possuem um time tão ruim como esse record sugere.







